A NASA vai abrir uma das secções da Estação Espacial Internacional (EEI) para fins comerciais, que poderá ser visitada por turistas espaciais a partir de 2020.
Segundo a agência espacial norte-americana, cada dia no espaço pode custar cerca de 35 mil euros, permitindo que o mesmo espaço seja utilizado para produzir filmes e anúncios, que terão o Espaço com segundo plano.
Photo NASA |
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“A Estação Espacial Internacional está aberta para negócios comerciais. Estamos a tornar o nosso laboratório acessível a todos os americanos”, pode ler-se na publicação da NASA.
A NASA desafiou ainda empresas privadas do setor espacial a propor ideias para futuros módulos e espaços residenciais que no futuro, possam ser acoplados à EEI.
As companhias interessadas poderão comprar um determinado período de tempo no espaço para elaborar, promover ou testar os seus produtos a bordo da Estação Espacial Internacional.
A decisão da NASA mostra uma mudança radical nas políticas da agência que durante muitos anos foi contra a comercialização da EEI, tendo proibido qualquer uso comercial da estação espacial e os astronautas de participarem de pesquisas com fins lucrativos.
Este anúncio da NASA é um passo que levará à privatização total da EEI. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou já no ano passado que pretendia que a estação fosse privatizada até 2025.
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