A Michelin, em parceria com a General Motors (GM), revelou o protótipo do Uptis, um pneu sem ar que será testado num veículo comercial muito em breve.
Essa não é a primeira vez que é desenvolvida uma tecnologia idêntica, mas as opções anteriores funcionavam apenas a baixas velocidades.
No novo pneu, a camada do meio é feita uma mistura composta de borracha e fibra de vidro embebida em resina, permite que o carro circule a velocidades normais de estrada.
Photo General Motors |
É um pneu com um visual menos atraente que pneus convencionais, mas a Michelin afirma que é tão confortável como eles. Alem disso é muito mais barato, seguro e ambientalmente viável
O Uptis deve ter benefícios financeiros e de segurança imediatos. Embora não seja completamente invulnerável, os pneus furados e desgaste irregular se tornarão coisas do passado.
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Os pneus furados têm sido uma grande dor de cabeça dos motoristas. Em 2016, uma pesquisa conduzida pela Associação Automobilística Americana estimou que assistiu a 450.000 motoristas com reparação de pneus furados. Perda de pressão ou simplesmente passar por cima de um objeto perfurante pode estourar um pneu, causando atrasos e acidentes.
Além disso, as empresas acreditam que o Uptis poderá durar mais do que um pneu normal, porque não pode ser desgastado por ter pouca ou demasiada pressão.
A tecnologia sem ar ainda elimina a necessidade de um pneu sobressalente (estepe), que acrescenta peso e diminui a economia de combustível.
Por fim, torna a produção de pneus mais eficiente. Sua existência deve reduzir o número de pneus jogados fora devido a danos, segundo a Michelin, 200 milhões de pneus são atirados fora por ano.
A GM começará a testar o Uptis em Michigan, nos EUA, no final de 2019 numa frota de carros elétricos Chevrolet Bolt.
Se tudo correr bem, a versão final deve chegar a produção regular de carros em 2024. A montadora não indicou se e quais modelos específicos usarão os novos pneus.
Também ainda não está claro se a Michelin venderia os pneus separadamente ou se os veículos precisariam de algum tipo de jante modificada para usa-los.
Fonte//Engadget
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