A tecnologia nanoFlowcell tem um funcionamento idêntico à de uma célula de combustível, mas em vez de usar hidrogénio usa água salgada. Tecnicamente, os iões positivos estão separados dos iões negativos, e ao passarem por uma membrana misturam-se e interagem, produzindo energia elétrica que vai accionar os motores elétricos do automóvel!
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O produto resultante dessa mistura do líquido de iões é nem mais nem menos que água, tal como na célula de combustível de hidrogénio.Foto: nanoFlowcell
A grande vantagem é um veículo com zero emissões de carbono e um reabastecimento rápido! A NanoFlowcell é uma empresa Suíça, que desde 2014 que esta empresa tem vindo a desenvolver protótipos que usem água salgada como combustível primário. Estes são alguns dos protótipos desenvolvidos: O Desportivo e-Sportlimousine O Crossover Quant F E o Compacto Quantino Estes três modelos fizeram muitos testes em estrada, mas o Quantino o primeiro a atingir as metas propostas e demonstrar a verdadeira capacidade da água salgada com combustível. Em Agosto de 2017, o Quantino fez 100 quilómetros, e agora, aumentou os quilómetros percorridos em mais 50 mil, perfazendo assim um total de 50 mil quilómetros
Outra grande meta deste veículo com combustível alternativo, barato e zero emissões de carbono, é o facto de ter percorrido 1000 quilómetros durante oito horas e 21 minutos ininterruptos sem precisar de parar para reabastecer, o que lhe dá também uma enorme autonomia.
Quanto às características do Quantino, é de realçar que é um monovolume para quatro pessoas, com um motor de 80kW (cerca de 109 CV), e pesa pouco mais de 1400kg. E consegue atingir a velocidade 0 aos 100km/h em pouco mais de cinco segundos!
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A NanoFlowcell tem como objetivo iniciar a produção final deste modelo protótipo a curto prazo… se conseguir será uma grande revolução no mercado automóvel, se bem que com estas características e combustível a custo zero, os grandes lobbies dos combustíveis e os governos, grandes cobradores de imposto sobre os combustíveis, não vão deixar entrar no mercado…Fonte//PortalEnergia
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