Os automóveis elétricos são veículos considerados amigos do ambiente. Não só permitem economizar-lhe dinheiro como também são uma fantástica alternativa sustentável aos combustíveis tradicionais.
Infelizmente, o elevado custo dos modelos existentes torna-os de difícil aquisição tendo ainda a acrescentar o custo do carregador que algumas marcas não incluem na compra do veículo.
A China considerada a“rainha” da poluição no Mundo, está determinada em tornar-se líder na introdução de veículos elétricos nas suas cidades. E tem um bom motivo: os gases resultantes da combustão que saem pelos tubos de escape dos automóveis é um dos problemas mais graves naqueles pais.
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Panda Elettra, um dos primeiros elétricos do mundo
Para isso a empresa Great Wall Motors anunciou um pequeno citadino com a marca ORA. Esse carro elétrico apresenta características impressionantes e uma garantia longa, tendo uma dimensão pequena.
O ORA R1 tem uma autonomia de 312 km (para um veículo com dimensões tão pequenas é obra) e o preço base é cerca de 7600 euros, graças ao apoio governamental, devendo começar a ser vendido nos próximos meses
A Tesla é uma marca que aposta em elétricos premium, ou seja, automóveis topo de gama, com preços verdadeiramente loucos e impensáveis para um cidadão comum. Dessa forma, a China aposta em segmentos mais baixos, mas com um elevado potencial de vendas.
Para incentivar a aquisição de veículos amigos do ambiente, sem emissões diretas de dióxido de carbono para a atmosfera, o governo oferece vários subsídios.
Segundo a Forbes, com programas locais e o apoio do governo central, comprar um automóvel elétrico com uma autonomia suficiente pode tornar-se uma realidade por 8800 euros.
Caraterísticas do ORA R1
A elevada concentração populacional nas cidades e a pobre qualidade do ar na China mata milhares de pessoas por ano. É um dos problemas mais graves neste país e é uma necessidade urgente que pode ser ultrapassada com a adesão consistente e global de veículos elétricos.
O ORA R1 é semelhante ao Renault Twingo ou Smart Fortwo, atingindo uma velocidade máxima de 100 km/h. Com um motor de 47 cavalos e uma bateria de 35 kWh, o pequeno citadino consegue fazer 312 km anunciado no ciclo NEDC.
O seu ponto mais forte é o preço que inclui uma garantia de três anos ou 120 mil quilómetros. Para os componentes principais oferece uma garantia de oito anos ou 150 mil quilómetros.
Segundo o vice-presidente da Great Wall, Ning Shuyong “será criada uma rede chamada ORA Home, com oficinas e stands colocados no meio das zonas de escritórios das cidades chinesas”, eliminando por completo os concessionários de venda.
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